Pessoas mais velhas são mais felizes do que os jovens, sugere estudo

Um novo estudo publicado pelo Journal Of Clinical Psychiatry
Apesar de tornar as pessoas mais debilitadas, o envelhecimento pode ser a chave para a felicidade. Pelo menos é o que sugere um novo estudo publicado pelo Journal Of Clinical Psychiatry, em que pesquisadores analisaram dados recolhidos a partir de uma amostra de 1.546 pessoas com idade entre 21 e 99 anos em San Diego. Os entrevistados responderam questões sobre seus físicos, capacidades cognitivas e saúde mental. As perguntas incluiam também tópicos sobre o qual felizes e satisfeitas essas pessoas estavam com suas vidas, assim como sobre como se sentiam quanto a depressão, ansiedade e estresse.
“Existe uma ideia de que envelhecer é ruim, que é tudo tristeza e desgraça e que pessoas mais velhas são usualmente depressivas, mal humoradas e infelizes”, diz o autor do estudo Dilip Jeste, especialista em geriatria psiquiátrica e diretor do Center on Health Aging na Universidade da Califórnia, em San Diego. Mas felicidade e bem-estar funcionam como uma curva ao longo da vida, mergulhando para baixo na meia idade e se elevando na velhice.

O estudo mostrou ainda que pessoas na faixa de idade de 20 e 30 anos relatam ter tido níveis mais altos de depressão, ansiedade e estresse e perda de momentos de felicidade, satisfação e bem-estar. O que os fez concluir que pessoas mais velhas são, surpreendentemente, mais felizes.

As exigências financeiras, educacionais, necessidade de se estabelecer na carreira e desilusões amorosas da juventude seriam os principais fatores para que jovens se sentissem piores do que os mais velhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTICIAS MAIS ACESSADAS DA SEMANA